NOTÍCIA

11/08/2017

MUNICÍPIO INICIA ESTRATÉGIA PARA IMPLANTAR A COLETA SELETIVA DE LIXO

No último mês, atendendo a solicitação do Prefeito Jurandir da Silva, as Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Agricultura e Educação, com participação da Emater, receberam a designação de montar uma estratégia para que se implante a coleta seletiva de lixo no Município de Coronel Bicaco.
Esta ação é motivada pela necessidade de se trabalhar a educação ambiental no trato dos resíduos sólidos (lixo), e também por solicitação do Citegem - Consórcio Intermunicipal de Gestão Multifuncional, localizado em Bom Progresso que recebe e processa os resíduos sólidos de Coronel Bicaco, os quais são de péssima qualidade e dificultam o trato e separação dos materiais recicláveis.
O grupo responsável pela estratégia, decidiu trabalhar atividades de formação de multiplicadores devidamente conscientizados do problema, antes de produzir material gráfico e iniciar o trabalho de mídia.
Neste sentido a primeira ação foi destinada aos Agentes de Saúde e professores das escolas do estado e município. O Agente de Saúde é o profissional que tem ligação direta com a família, e o professor trabalha o aluno e o seu processo educativo, que interfere e modifica as ações da família. É fundamental que estes profissionais além de motivados tenham propriedade sobre o assunto.
Desta forma, na data de ontem 10 de agosto, realizou-se o seguinte conjunto de ações:
8:45 às 10:00 – Abertura e palestra sobre resíduos sólidos a cargo da Secretaria de Meio Ambiente do Município.
10:15 às 11:00 – Palestra com a Engenheira Florestal Luma Tejada, Responsável Técnica do Citegem.
11:00 as 11:45 – Palestra e sugestões com o Fiscal Ambiental Diógenes Fernando Pol, da Prefeitura de Humaitá, cidade referência como melhor processo de coleta seletiva da região.
12:00 horas – Almoço de integração no CTG Tropeiros de Campo Santo.
14:00 horas – Visita a unidade do Citegem de Bom Progresso, para inspeção dos processos de separação e tratamento dos resíduos, identificando volumes e a necessidade da adoção de uma coleta seletiva eficiente.
No total foram 30 pessoas que participaram das atividades, e junto com a aprendizado, visualizaram toda a problemática que envolve os resíduos sólidos, justamente onde se encontra toda a produção de lixo das residências de 12 municípios da região, incluindo o de Coronel Bicaco.
Na próxima semana, o grupo de estratégia volta a se reunir para definição de novas ações. A meta é até o final do ano produzir um intenso trabalho de conscientização e iniciar a coleta seletiva.

Sistema de Previdência
Portal da Transparência
SIC - Acesso a Informação

Endereço: Rua 14 de Abril, nº 100. CEP: 98580-000

Fone: (55) 3557-1155 / 1175