HISTÓRIA

     A colonização do atual território do Município, teve início aproximadamente pelo ano de 1868, quando estabeleceu-se onde hoje se localiza a Vila Diniz, o Senhor Rafael Luciano de Souza, e sua esposa Joana Correa de Souza, procedente de San Xavier, República Argentina, trazendo em sua companhia três filhos, um dos quais, Ramão Luciano de Souza, que viria mais tarde a ser cognominado de Coronel Bicaco, Ramão, foi o iniciador da cidade que hoje é a sede do Município.

            Com a idade de 18 anos, Ramão Luciano de Souza, contraiu núpcias  com Rosalina Diniz, filha de um compadre de seu pai, senhor Manoel Gonzales Diniz, que residia nas imediações de sua casa. o referido senhor Diniz, tem ligação  com os primórdios do ensino do Município, pois em sua casa foram ministradas as primeiras aulas aos alunos  da redondeza pelo professor Germano Lütz.

            Ao casar-se o senhor Ramão Luciano de Souza, construiu a primeira casa de madeira da região, pois as que existiam até então, eram construídas de taipa e cobertas de capim.

            Na casa em questãofoi instalada a primeira loja da cidade, em sociedade com o seu cunhado Laurindo Diniz. O pequeno negócio iniciou  com as mercadorias simples: maços de rapadura e garrafas de aguardente. A primeira industria da pequena povoação, foi um manjolo, de propriedade do senhor Laurindo Diniz, que fabricava farinha de beijú,  muito apreciada pelos moradores, seu principal alimento.

            As terras da localidade, eram de posse  e pertenciam primeiramente ao senhor Manoel Gonzales Diniz, e foram aos poucos sendo  adquiridas por Ramão Luciano de Souza que, com sua loja de comércio e  engenho de erva mate, tornou-se proprietário da maior parte delas.

            A loja de Ramão Luciano de Souza progrediu, aumentou a freguesia e, em poucos anos, formou-se ao seu redor uma povoação, onde erguia-se uma capelinha de São Sebastião, que de vez em quando era visitada pelo padre Bernardo, de Palmeira das Missões, de onde vinha montado num burrico.

            As mercadorias para a loja eram adquiridas na cidade de Santa Maria, indo o senhor Ramão Luciano de Souza, acompanhado de parentes até aquela cidade, de onde retornava com seus cargueiros (burricos) abarrotados de mercadorias.

            Do casal Ramão Luciano de Souza e Rosalina Diniz de Souza, nasceram os seguintes filhos. Dr. Dorvalino Luciano de Souza, Dr. Theodomiro Luciano de Souza, Cap. Laurindo Luciano de Souza, Jacinto Luciano de Souza, Nicanor Luciano de Souza, Anaurelino Luciano de Souza e Turíbio Luciano de Souza.

  • RAMÃO LUCIANO DE SOUZA E ROSALINA DINIZ DE SOUZA

Portal da Transparência
SIC - Acesso a Informação

Endereço: Rua 14 de Abril, nº 100. CEP: 98580-000

Fone: (55) 3557-1155 / 1175