BRASÃO E BANDEIRA

O brasão de Coronel Bicaco foi criado pela Lei Municipal nº 284/75, de 10 de novembro de 1975, e tem suas características descrita no artigo 2º, conforme segue:

                        - Escudo  português  em três quadrantes e uma banda; figurando primeiro quadrante em campo azul celeste um graneleiro em prata; no segundo quadrante em campo verde  um trator em prata e preto; no terceiro quadrante  em campo amarelo uma cuia e bomba em prata; em baixo a banda em prata representando um rio, em preto. Como tenentes à esquerda um ramo de soja  de sua cor, florido; a direita, um ramo de trigo, frutado, de sua cor. Listel  de goles vermelhos com os dizeres em preto: 14.04 CORONEL BICACO 1964. Tudo encimado pela coroa mural de três torres de ouro, símbolo da cidade. Os ramos de soja e trigo representam as riquezas agrícolas do município. O conjunto de suas cores simbolizam os traços espirituais e morais da população e as cores nacionais.

                        Cabe acrescentar ao disposto na Lei Municipal, que o graneleiro representa o local de depósito dos grãos da soja e trigo, o trator representa a máquina mais utilizada no preparo do solo, e a cuia com a bomba, representa a tradição do gaúcho e também uma das riquezas do município, atualmente, pois o cultivo e industrialização da erva-mate tornou-se uma importante atividade econômica, e concedeu ao município o título de “Capital Nacional da Erva-mate”

  • bandeira

  • brasão

Brasão Municipal de Coronel Bicaco
Bandeira Municipal de Coronel Bicaco
Sistema de Previdência
Portal da Transparência
SIC - Acesso a Informação

Endereço: Rua 14 de Abril, nº 100. CEP: 98580-000

Fone: (55) 3557-1155 / 1175